Porto--Typ. De A. J. da Silva Teixeira
Rua da Cancella Velha, 70
RIDER HAGGARD
Traducção revista
POR
EÇA DE QUEIROZ
PORTO
LIVRARIA INTERNACIONAL DE ERNESTO CHARDRONCasa editora
LUGAN & GENELIOUX, Successores
1891
Todos os direitos reservados
Agora que este livro está impresso, e em vesperas de correro mundolargo, começa a pesar fortemente sobre mim adesconfiança de que, paraelle ser aceitavel, muito lhe falta como Estylo e como Historia.
Emquanto á Historia, realmente, não pretendi, nemtentei, metter n’estaspaginas tudo o que fizemos e tudo o que vimos na nossa viagemá terrados Kakuanas. Ha todavia n’esse estranho povo coisas quemereciam examedetalhado e lento:--a sua Fauna, a sua Flora, os seus costumes, o seudialecto (tão aparentado com a lingua dos Zulús),o magnifico systema dasua organisação militar, a sua arte subtil emtrabalhar os metaes... Queinteressante estudo se faria, além d’isso, com aslendas que ouvi ecolleccionei ácerca das armaduras de malha que nos salvaramna batalhade Lú! Que curiosa, tambem, a tradiçãoque entre elles se tem perpetuadosobre os Silenciosos, os dois colossos que jazemá entrada dascavernas de Salomão! No emtanto pareceu-me (e assim pensaramo barãoCurtis e o capitão John) que seria mais efficaz contar ahistoria adireito, e sêccamente, deixando todas estas particularidadessobre aregião e sobre os homens para serem tratadas mais tarde,n’um tomoespecial, com minudencia e largueza.
Resta-me pois implorar benevolencia para a minha tosca maneira deescrever. Estou mais habituado a manejar a carabina do que a penna--esempre me foi alheia a fina arte dos arrebiques e floreios litterarios.Talvez os livros necessitem esses floreios e ornatos: nãosei, nempossuo auctoridade para o decidir: mas, na minha barbaraidéa, as coisassimples são as mais impressionadoras--e mais facilmente sedeveacreditar e estimar o livro, que venha escripto com séria ehonestasingeleza. Lança aguda não precisabrilho, diz um proverbio dosKakuanas: e, movido por este conselho da sabedoria negra, arrisco-me aapresentar a minha historia, núa, lisa, nas suas linhasverdadeiras, semlhe pendurar por cima, para a tornar mais vistosa, os douradosgalões daEloquencia.
Allão Quartelmar.